Muita gente não sabe, mas, quando algum parente faleceu e você precisa iniciar os trâmites para o procedimento de Inventário, é necessário saber se ele deixou TESTAMENTO ou não.
Já que, em caso positivo, primeiramente é necessária uma Ação de cumprimento de testamento, onde o Juiz verificará se o testamento é válido, para somente após iniciar o cumprimento.
Por isso, é indispensável que você consulte se de fato, o seu parente falecido deixou testamento e nesse artigo, eu te conto a maneira mais fácil e rápida de ter conhecimento sobre a existência do documento.
Você pode acessar o site da CENTRAL NOTARIAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICOS COMPARTILHADOS (CENSEC), que é https://censec.org.br/.
Neste site, você terá acesso a Testamentos, Inventários, Escrituras Públicas de qualquer natureza, até mesmo de Divórcios, pesquisando pelo nome do falecido.
É importante mencionar, que é indispensável a atuação de uma advogada especialista em Direito Sucessório durante o procedimento de Inventário e em caso de dúvidas sobre a consulta, ela também te auxiliará.
Escrito por Thaís Braga
E-mail: thaisbpadv@gmail.com
Instagram: @thaisbragap_

Comments